sábado, 7 de maio de 2011

HOMÔNIOS A FLOR DA PELE...



Entenda a produção de hormônios ao longo da vida

A produção de hormônios é responsável por inúmeras mudanças no organismo. Está presente desde a concepção, passando pela infância, adolescência, vida adulta e a maturidade. As mudanças hormonais provocam alterações orgânicas e comportamentais como o crescimento, o desenvolvimento das mamas e dos pelos pubianos, o início das menstruações, o interesse pelo sexo, a gravidez e o encerramento da fase reprodutiva, com a menopausa.

Os hormônios são produzidos por glândulas ou tecidos específicos, conforme as necessidades do organismo. A maioria deles é fabricada pelo sistema endócrino, como a hipófise, a tireóide, as supra-renais, além dos ovários e, nos homens, também os testículos.

São três as principais fases de grandes mudanças hormonais: puberdade, gestação e climatério (menopausa). Cada mulher vai passar por estas etapas de maneira diferenciada, tendo percepções distintas das ondulações hormonais.

Quando nem tudo vai bem com a produção de hormônios, podem aparecer alguns distúrbios. Os mais comuns são os ovários policísticos, os de tireóide (hipotiroidismo e hipertiroidismo) e exaustão supra-renal (glândula que regula, por exemplo, as reações do corpo humano ao estresse, liberando o hormônio cortisol). “O estresse, em níveis normais, é bem-vindo, funciona como um estímulo, pois treina o indivíduo a se adaptar às mudanças. Já o problema crônico merece mais cuidado, pois a glândula supra-renal não agüenta”, informa Vânia Assaly, nutróloga e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Fonte: Vânia Assaly, nutróloga e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário