terça-feira, 18 de outubro de 2011

OLEO DE ARGAN



Você que está sempre à procura de um método novo para deixar a cabeleira à lá comercial de xampoo, certamente já ouviu falar do “santo” óleo de argan. Se não ouviu, pode marcar na agenda para os preparativos de fim de ano!

O óleo de argan é uma substância vegetal rica em vitaminas A, D e E, extraída das sementes da árvore argan, encontrada no Marrocos. E por que ele é tão milagroso assim? O óleo de argan tem função regeneradora, portanto evita o envelhecimento dos fios, mantendo-os super hidratados. Ele também é usado nas unhas, pele e em extremidades como cotovelo, joelho e pés mais ressecados que costumam ter rachaduras. Mas foi reconhecido mesmo devido ao fantástico resultado que traz aos cabelos.

“Diferente do óleo de silicone, que foi confeccionado pelo homem e não consegue ser absorvido pelo cabelo de forma eficaz a ponto de regenerar a fibra, o óleo de argan, por ser vegetal, é facilmente absorvido pelas madeixas mantendo a hidratação por mais tempo ”, explica o cabeleireiro Denilson Azevedo, do salão Jacques Janine.



Segundo Denilson, o óleo de argan funciona como um leave in (creme sem enxague), portanto acaba mantendo a umidade do fio e nutrindo-o. “O fio fica mais firme, emoliente, maleável, com brilho, sem friz e bem mais fácil de domar para mulheres que fazem muita escova ou chapinha”, diz o cabeleireiro.

Uma das dúvidas frequentes é se o produto é gorduroso. Aqui vem a velha frase “nada em excesso é bom”. Ele não deixa de ser um óleo, mas usado na medida certa não deixa os cabelos gordurosos, tipo “acabei de fritar batatinha”. Denilson indica usar uma colherzinha de café, uma ou duas vezes por dia que já é o suficiente.

Quanto à qualquer contra-indicação, o cabeleireiro só alerta para um tipo de cabelo. “O único tipo de cabelo que deve evitar esse tratamento são os cabelos extremamente finos, que a gente chama de “baby hair”. Mas ainda assim, ele pode ser usado em menor quantidade, meia colherzinha de café por exemplo. Fora isso, pode ser usado por crianças, adolescentes, idosos, homem, mulher. O cheiro também normalmente é muito suave”.

Ficou curiosa? Então pode comemorar porque alguns produtos que contém a substância já desembarcaram no Brasil, inclusive o mais famoso deles, precursor do óleo de argan e xodó de celebridades como Gwyneth Paltrow, Madonna, Adriane Galisteu e Sabrina Satto: o Moroccanoil.

No salão ele é usado como um finalizador do tratamento ou da escova. Toda vez que a pessoa for no salão para tratar as madeixas, pode aplicá-lo para manter a qualidade do fio. O preço médio da hidratação, fazendo uso do óleo de argan é de R$190,00.

Mas é possível comprar o seu e usar em casa também. “Faça o procedimento de lavagem e condicionamento normal do fio. Na sequencia, se for secar o cabelo com escova, você pode usar o produto um pouco antes e um pouco depois, se for deixar secar natural, pode aplicar com ele úmido mesmo”, ensina Denilson. O preço médio dos produtos por aqui, é de 200 reais, dependendo do tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário